domingo, 28 de novembro de 2010

Fontes Energéticas

               
              

  IntroduçãoExistem dois tipos de fontes energéticas: as convencionais e as alternativas, que tem duas distinções renováveis ou não renováveis.


Essas fontes de energia vêm da natureza (água, terra, fogo e ar)

Fontes renováveis

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). A energia do sol é convertida e pode gerar desde a biomassa (fotossíntese) até a energia hidráulica (evaporação). O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis usados em automóveis no país. O etanol também é disponível nos Estados Unidos
                  
Energia não renovável

As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. São consideradas fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para repô-las, e a sua distribuição geográfica não é homogênea.
As energias, renováveis e não renováveis mais presentes são a energia eólica e o petróleo.                                 

Energia eólica

O ar é fluido como qualquer outro, exceto que suas partículas estão na forma gasosa em vez líquida.Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partículas também se movem rapidamente.Esse movimento significa energia cinética, que pode ser capturada como a energia da água em movimento é capturada por uma turbina são projetadas para capturar a energia cinética contida no vento.

Petróleo

O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos. A refinação do petróleo bruto consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter os mais variados combustíveis e matérias-primas.
Os primeiros produtos obtidos são os gases butano e o propano, que são separados e comercializados individualmente. No entanto, podem também ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petróleo liquefeitos (GPL).
Estima-se que, com o atual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos tanto que os outros países

                              Conclusão

Eu aprendi que tem várias fontes energéticas renováveis e as não renováveis.Elas sao uasadas no nosso dia a dia.
Devemos usar fontes renovaveis, pois além de serem menos poluentes elas nao acabam podendo utiliza-la outras vezes, mas a maioria das pessoas usam as fontes nao renovaveis, pois são mais baratas  

fontes pesquisadas: 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário